Pular para o conteúdo
Notícias de esporte, guias de equipamentos, dados e cultura esportiva no Brasil.
Notícias

Neymar e Gustavo Henrique lideram lista de indisciplinados no Santos na temporada

Jogadores acumulam cartões amarelos por diferentes motivos, com destaque para confrontos e reclamações.

Notícias Publicado 28 junho 2026 4 min de leitura Rafael Costa
Jogadores de futebol do Santos em campo durante partida
Imagen destacada del articulo fuente

A temporada do Santos tem sido marcada por altos e baixos, e um aspecto que tem chamado atenção é a disciplina dos jogadores em campo. Um levantamento recente aponta Neymar e o volante Gustavo Henrique como os atletas mais indisciplinados do clube no primeiro semestre, acumulando um número expressivo de cartões amarelos.

Punições em Campo

Gustavo Henrique e Neymar se destacam por receberem, em média, um cartão a cada dois jogos disputados. Ambos somam sete cartões amarelos em 15 partidas, o que representa uma média de 0,47 cartão por jogo. No caso de Gustavo Henrique, as advertências foram quase exclusivamente por faltas cometidas durante as partidas. Ele chegou a ser expulso em um duelo contra o Grêmio, pelo Campeonato Brasileiro, após receber dois cartões amarelos.

As circunstâncias que levaram Neymar a receber seus cartões, no entanto, são mais variadas. Todas as suas advertências ocorreram em jogos em que o Santos atuava como mandante. Apenas duas delas foram por faltas em campo. A primeira ocorreu contra o Recoleta, do Paraguai, pela Copa Sul-Americana, por uma entrada em Figueiredo. A segunda foi em uma partida contra o Bragantino, pelo Brasileirão, por uma disputa de bola em seu campo defensivo.

Situações de Destaque

Os outros cinco cartões amarelos de Neymar foram motivados por discussões e ações antidesportivas. Um episódio notório ocorreu na vitória sobre o Vasco, onde o jogador discutiu com Thiago Mendes após marcar um gol e provocar a torcida adversária. A rivalidade entre os dois, que remonta ao futebol francês, foi evidenciada na ocasião, com Neymar chegando a chamar Mendes de “babaca” em entrevista no intervalo.

Outra situação que gerou advertência foi a comemoração de um gol de pênalti contra o Internacional. Neymar correu para o alambrado para celebrar com a torcida, o que resultou em cartão amarelo. Em uma partida contra o Remo, após sofrer uma falta, Neymar partiu para cima do adversário, Diego Hernández, para tirar satisfações, levando a uma nova advertência para ambos os jogadores. Após o jogo, Neymar criticou a atuação do árbitro Sávio Pereira Sampaio, utilizando uma expressão considerada machista.

O meia-atacante também foi advertido por chutar uma bola para dentro de campo enquanto outra já estava em jogo, em uma partida contra o Coritiba pela Copa do Brasil. O cartão mais controverso envolvendo Neymar ocorreu no mesmo confronto contra o Coritiba, pelo Brasileirão. Ele foi substituído por engano enquanto recebia atendimento médico fora de campo. A confusão gerada pela entrada de um jogador em seu lugar e o reinício do jogo com Neymar fora de campo culminou em um novo cartão amarelo para o camisa 10.

Outros Jogadores Advertidos

Embora Neymar e Gustavo Henrique liderem em média, o jogador com o maior número total de cartões amarelos no primeiro semestre foi o lateral-esquerdo Escobar, com nove advertências em 25 jogos (média de 0,36). O zagueiro Luan Peres e o lateral-direito Igor Vinícius também aparecem na lista, com oito cartões amarelos cada em 26 partidas disputadas (média de 0,3).

Pontos principais
| Jogador | Cartões Amarelos | Jogos | Média por Jogo |
|——————|——————-|——-|—————-|
| Neymar | 7 | 15 | 0,47 |
| Gustavo Henrique | 7 | 15 | 0,47 |
| Escobar | 9 | 25 | 0,36 |
| Luan Peres | 8 | 26 | 0,3 |
| Igor Vinícius | 8 | 26 | 0,3 |

A análise desses números reforça a importância da disciplina tática para o desempenho de qualquer equipe. Para os torcedores do Santos, entender o comportamento dos atletas em campo, incluindo a incidência de cartões, oferece uma visão mais completa sobre o momento do time e os desafios que a comissão técnica enfrenta para manter a ordem e o foco nas competições.

Fonte: ge – Globo Esporte – https://ge.globo.com/sp/santos-e-regiao/futebol/times/santos/noticia/2026/06/28/de-neymar-a-joia-da-base-quem-sao-os-mais-indisciplinados-no-santos-na-temporada.ghtml

Datos clave

Punto Detalle
Fuente ge – Globo Esporte
Fecha 2026-06-28T07:01:05+00:00
Tema De Neymar a joia da base: quem são os mais indisciplinados no Santos na temporada

Fonte

ge - Globo Esporte Publicação original: 2026-06-28T07:01:05+00:00