A Copa do Mundo de 2026 segue com forte representatividade do futebol brasileiro na segunda fase. Dos 32 convocados que atuam em clubes do p
Apenas sete uruguaios foram eliminados; restante do contingente de atletas que atuam no Brasil avança para o mata-mata, com clubes atentos ao calendário.


A Copa do Mundo de 2026 segue com forte representatividade do futebol brasileiro na segunda fase. Dos 32 convocados que atuam em clubes do país, 25 garantiram a classificação após o término da fase de grupos neste sábado. Apenas os sete jogadores uruguaios foram eliminados, marcando o fim da participação de parte do contingente que disputa o campeonato nacional.
Continuidade no Mundial
A eliminação dos uruguaios Arrascaeta, De la Cruz, Varela, Piquerez, Canobbio e Rochet significa que eles foram liberados para retornar aos seus clubes. A tendência é que recebam alguns dias de férias, mas os times brasileiros terão que aguardar o retorno dos demais atletas que seguem na disputa. Esse período de ausência pode impactar a intertemporada dos clubes, que tradicionalmente acontece durante a realização da Copa do Mundo.
A lista de classificados conta com jogadores de sete nacionalidades diferentes, com destaque para brasileiros, paraguaios e equatorianos. Ao todo, são sete brasileiros, sete paraguaios, cinco equatorianos, quatro colombianos, um argentino e um holandês que continuam na busca pelo título mundial.
Pontos principais
| Nacionalidade | Jogadores | Clubes |
|---|---|---|
| Brasil | 7 | Grêmio, Flamengo, Botafogo, Santos |
| Paraguai | 7 | Grêmio, São Paulo, Palmeiras, Bragantino, Atlético-MG |
| Equador | 5 | Atlético-MG, Internacional, Flamengo |
| Colômbia | 4 | Vasco, Palmeiras, Flamengo, Athletico-PR |
| Argentina | 1 | Palmeiras |
| Holanda | 1 | Corinthians |
O impacto para os clubes brasileiros é significativo. A permanência de seus jogadores no torneio significa que eles desfalcarão suas equipes por um período mais longo, especialmente durante a janela de transferências e o início de novas competições. A gestão do retorno e da readaptação desses atletas será um desafio para os departamentos de futebol.
Representatividade por clube
A força do Brasileirão na Copa do Mundo se reflete na quantidade de jogadores cedidos por cada clube. Seis jogadores do Flamengo seguem na disputa, seguidos por cinco do Palmeiras e quatro do Atlético-MG. Grêmio cedeu dois atletas, enquanto Athletico-PR, Botafogo, Bragantino, Corinthians, Internacional, Santos, São Paulo e Vasco têm um representante cada.
A lista completa de jogadores brasileiros que seguem na Copa do Mundo inclui:
Brasil (7): Weverton (Grêmio), Alex Sandro (Flamengo), Danilo (Flamengo), Léo Pereira (Flamengo), Lucas Paquetá (Flamengo), Danilo Santos (Botafogo) e Neymar (Santos).
Paraguai (7): Balbuena (Grêmio), Bobadilla (São Paulo), Gustavo Gómez (Palmeiras), Isidro Pitta (Bragantino), Junior Alonso (Atlético-MG), Maurício (Palmeiras) e Ramón Sosa (Palmeiras).
Equador (5): Alan Franco (Atlético-MG), Félix Torres (Internacional), Minda (Atlético-MG), Plata (Flamengo) e Preciado (Atlético-MG).
Colômbia (4): Andrés Gómez (Vasco), Arias (Palmeiras), Carrascal (Flamengo) e Juan Portilla (Athletico-PR).
Argentina (1): Flaco López (Palmeiras).
Holanda (1): Memphis Depay (Corinthians).
O desenrolar da Copa do Mundo e a performance desses jogadores terão reflexos diretos no cenário do futebol brasileiro, tanto em termos de vitórias e reconhecimento internacional quanto no planejamento dos clubes para as próximas temporadas. Acompanhar a trajetória desses atletas será fundamental para entender o impacto do torneio no calendário nacional.
Fonte: ge – https://ge.globo.com/futebol/copa-do-mundo/noticia/2026/06/28/dos-32-convocados-para-a-copa-do-mundo-que-atuam-no-brasil-25-passam-para-segunda-fase-lista.ghtml
Fonte
ge - Globo Esporte Publicação original: 2026-06-28T05:46:04+00:00
Mariana Alves
Cobre vôlei, tênis, basquete, lutas, ciclo olímpico e esporte feminino.
